sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Implantação, Revitalização ou consolidação do conselho escolar

Plano de Ação – Implantação, Revitalização ou Consolidação do Conselho Escolar
  Objetivo Geral: Implantar o Conselho Escolar da Escola Municipal João Martins Peixoto, em busca de uma Gestão Democrática participativa.
  Objetivos Operacionais:
- Sensibilizar através de reuniões, pais, alunos, professores, demais funcionários e comunidade civil organizada sobre a importância da implantação do Conselho Escolar.
- Informar sobre as leis, decretos, e portarias que regem o Conselho.
- Divulgar as contribuições do Conselho Escolar para o fortalecimento da gestão democrática e melhoria da qualidade da educação.
- Escolher todo os segmentos para a implantação do Conselho Escolar.
- Capacitar os membros do Conselho Escolar.
Organizar a eleição dos representantes do Conselho Escolar
- Registro e posse dos eleitos.

  Justificativa:
A contribuição significativa da escola para a democratização da sociedade e para o exercício da democracia participativa fundamenta e exige a gestão democrática na escola. O Conselho Escolar tem papel decisivo na democratização da educação e da escola. Ele é um importante espaço no processo de democratização, na medida em que reúnem diretores, professores, funcionários, estudantes, pais e outros representantes da comunidade para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola que deve ser visto, debatido e analisado dentro do contexto em que vivemos.
   Partindo deste pressuposto é que justifica a importância da implantação do Conselho da Escola Municipal João Martins Peixoto, pois  uma gestão democrática participativa se faz com participação dos Conselhos. Entende-se que os Conselhos escolares, ao assumirem a função de estimular e desencadear uma contínua realização e avaliação do projeto político-pedagógico das escolas, acompanhando e interferindo nas estratégias de ação, contribuem decisivamente para a criação de um novo cotidiano escolar, no qual a escola e a comunidade se identificam no enfrentamento não só dos desafios escolares imediatos, mas dos graves problemas sociais vividos na realidade brasileira.
     Logo, pretende-se criar uma escola autônoma com a participação de todos, tendo como função social, formar o cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores, que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo.
                                                                               Relato.
 Hoje a nossa escola está reelaborando seu projeto político pedagógico, trazendo para a nossa realidade, uma nova proposta curricular de uma comunidade quilombola, pois Helvécia é remanescente quilombola, desde 2005 e vem enfrentando alguns entraves por uma minoria, que sempre deteve o poder, entendemos que é através da educação que vamos mudar essa história a implantação do conselho escolar vem p/ modificar essa realidade. 





Ação
Responsável
Envolvidos
Cronograma
Produto/Instrumento/Evidencia


Reunião para falar sobre o conselho escolar






Diretor
Vice – diretor
E coordenador

Pais, professores, alunos, funcionários e comunidade civil organizada


Agosto
        2010

Quadro  branco
Piloto
Apostila



Aula expositiva para falar sobre o que rege o conselho





Sec. De educação
- diretor

Pais, e comunidade escolar

Setembro
    2010

. Quadro \ piloto
. Apostila
. Cartaz


Divulgação para implantação do conselho.


Escolha dos segmentos, para eleição



Toda comunidade escolar

Escolar e comunidade

Outubro
    2010

.Panfleto
.Cartaz



Capacitar os membros do conselho.
Secretaria de Educação e Escola.
Representantes de pais, alunos, funcionários profª e comunidade civil


Fevereiro/ 2011
        

Apostilha e cartilha

Eleição do conselho escolar
Posse dos eleitos
Registros do Conselho
Cons. de Ed. Do Município, Secretaria de Ed. e direção
Escola e comunidade
Previsto
Para abril 2011                             

Cédulas
Urnas



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